Menu

Análise: Castles

É notável os inúmeros jogos indies que vem entrando no mercado de games ultimamente. Muitos de nós não damos o devido valor para esses títulos pequenos de baixo investimento. Entretanto aquele jogo simples, por não ter as ferramentas necessárias para agradar aos adeptos de grandes engines, investe naquilo que ele pode se destacar, seja criatividade, diversão, história ou no caso de Castles, um bom desafio!

Castles é um jogo de Puzzle, mas mesmo assim nos trás uma história. Ambientado numa era medieval bastante colorida, temos um rei ambicioso chamado Harold. Esse rei resolve construir a torre mais alta que já se ouviu falar, você é claro é o engenheiro que vai ter que levantar a torre. Porém, tudo seria fácil demais se não tivéssemos um antagonista, o rei Edmund que vai fazer de tudo para você não conseguir concretizar a obra.

O jogo então conta com cinco fases e um chefe entre elas. Mas como assim, apenas 5 fases? Eis que cada fase é composta por 10 andares, e cada andar é construído quando uma série de objetivos é concluída. Sendo assim em cada fase vão cair blocos em cima de você e será necessário redistribuí-los e fazer combinações de três para os mesmos serem eliminados do tabuleiro e somados ao objetivo. Caso você se perca e todo o tabuleiro seja preenchido o jogo acaba, e você começa do primeiro andar daquela fase.

Os blocos podem ser combinados pela sua cor que indica o material do qual são feitos: Madeira, Concreto, Água, Tijolos (…). E também por ferramentas, os desenhos nesses blocos: Bigorna, Picareta, Pá, Serra (…). Os objetivos então ficam no canto da tela e pedem para ser executadas determinadas combinações. A dificuldade aqui aumenta gradativamente em cada andar, a velocidade em que os blocos vão caindo aleatoriamente, a variedade de materiais e a quantidade de objetivos.

A jogabilidade é bem feita, é possível utilizar tantos os direcionais tradicionais como os analógicos. Você pode empurrar ou puxar as peças, como também pode pular sobre elas e fazer combinações especiais. As combinações x4 fazem surgir uma marreta em volta do tabuleiro que pode ser utilizada para quebrar peças e uma combinação x5 é chamada de repoker. Um repoker te garante um barril explosivo que ao posicionado pode explodir todas as peças ao seu redor.

Então chegam os chefes e você quer destruir o controle e se matar por ter desperdiçado R$15,50 na Playstation Store Brasileira. O desafio é insano, pois se você passou um inferno nas fases, imagina ter que matar um chefe enquanto precisa esvaziar o tabuleiro! Uma bola de magia letal que circunda o tabuleiro, blocos caindo descontroladamente, raios destruindo blocos e você, enquanto precisa juntar três peças únicas em um determinado local e ainda, apenas num determinado tempo. É, esse é Castles, cada chefe possui desafios próprios, mas devo confessar que o chefão final deixa a desejar após o anterior.

O jogo tem duas vias, a da raiva e a das risadas. Enquanto você se mete numa fria, os espectadores vão rir muito porque de tão cruel, chega a ser cômico. Fora que é possível jogar todo o modo história para dois, o que deixa tudo mais fácil ou mais complicado, dependendo do tipo de sincronia que rolar entre você e seu parceiro. Existe também um modo survivor onde apenas blocos vão caindo e aumentando de dificuldade conforme o tempo passa, e um multiplayer local para finalmente mostrar quem manda no tabuleiro!

Castles então é um jogo recomendado para amantes de puzzles e de grandes desafios, mas deve ficar longe de pessoas sem paciência devido ao risco de quebrar algum dispositivo.

Ígara Ferreira
Ígara Ferreira é uma jovem nerd catarinense de 20 e poucos anos, mais conhecida pelos amigos como “Lady ou Monstra” por causa da sua vida de caçadora de troféus nos vídeo games. Adora ler, é viciada em séries norte americanas, filmes de super heróis e comida boa, daquelas que engordam!

Ígara Ferreira
Ígara Ferreira é uma jovem nerd catarinense de 20 e poucos anos, mais conhecida pelos amigos como "Lady ou Monstra" por causa da sua vida de caçadora de troféus nos vídeo games. Adora ler, é viciada em séries norte americanas, filmes de super heróis e comida boa, daquelas que engordam!

No comments

Deixe uma resposta

Inscreva-se para receber em seu email todas as nossas publicações. Fácil e rápido. Participe