Menu

Análise: Resident Evil 5

O título Resident Evil 5 foi uma das sequências mais faladas entre 2008 e 2009. Chris retorna à série como um oficial de uma organização chamada BSAA que combate o terrorismo biológico criado por empresas como a Umbrella onde suas pesquisas foram parar nas mãos de várias facções terroristas mundo afora.

Resident Evil 5

A organização BSAA descobriu uma rota de fornecimento de armas biológicas em uma distante localidade na África, Kijuju. Assim, Chris é designado para o local para realizar suas investigações sobre um projeto denominado Uroboros. Ao chegar, ele percebe que realmente não é bem-vindo no local e não há um o tapete vermelho lhe esperando, logo depois encontra com sua parceira, Sheva Alomar, seu contato no braço africano da BSAA.

A jogabilidade de Resident Evil 5 é extremamente fácil e muito familiar par quem já jogou qualquer game da série, mais precisamente a quarta edição,  dificilmente alguém encontrará algum problema, uma vez que a mesma flui com naturalidade. A câmera continua no mesmo molde de RE4 que acompanha o personagem sobre o seu ombro. Um destaque vindo direto de RE4 são os QTE (quick timee events) que dão uma incrementada e cria ainda mais ação para o título.

Sem dúvida o maior destaque trata-se de que agora você não está mais sozinho, sua parceira Sheva Alomar, estará o tempo todo com você e em momentos cruciais ela que abrirá caminho e vice-versa. Esta é sem dúvida a maior novidade de Resident Evil 5 acompanhado de seu modo online.

Resident Evil 5

Destacando em seu modo online temos uma grande novidade, pois no próprio jogo você poderá deixar a rede aberta para que qualquer jogador possa controlar a Sheva durante sua jornada ao longo do jogo. Caso não esteja online também não tem problemas, a IA da personagem irá fazer o seu papel sem maiores problemas, mas tenha em mente que os itens são compartilhados, então ao manter os seus itens de cura com o personagem controlado pela IA, saiba que eles podem ser utilizados a qualquer momento, desde um arranhão até um golpe mais mortal, portanto, administre muito bem o seu inventário, que agora é em tempo real, ou seja, se estiver em meio a uma horda de “infectados” saiba que não será muito vantajoso parar por muito tempo, aproveite os momentos em que eles dão um refresco para você.

Resident Evil 5

O jogo também traz um modo cooperativo local, onde você e um amigo irão no conforto de sua sala, dividir a tela para combater os inimigos, mas se sua televisão for menor que 32″ não será uma experiência muito proveitosa, pois a tela não foi amplamente aproveitada, e sim, duas janelas uma no canto superior esquerdo e a outra no canto inferior direito estarão disponíveis e não no tradicional dividido em tela cheia, mas nada que atrapalhe abruptamente, apenas tenha uma televisão com tela superior a 32″ e não encontrará maiores problemas.

Uma das exclusões que mais fez falta no jogo foi a falta do mercador, e tradicional frase “What are you Buying?” não mais será ouvida, as vendas e compras serão feitas ao iniciar um novo jogo ou retomar onde parou, mas uma adição muito bem vinda que foi aprimorada do RE4 são os melhoramentos das armas, onde você irá gastar muito dinheiro para deixá-las mortais.

Resident Evil 5

Sobre os gráficos e sons do jogo eles estão muito bem feitos, garantindo a melhor imersão e os melhores cenários e locações na África, você realmente se sentirá em meio às savanas africanas bem como toda a variedade de locações como uma zona de extração de petróleo. Você realmente estará na África em meio a um caos desordenado.

Resident Evil 5

Ao terminar o jogo pela primeira vez, você poderá comprar itens ou munição infinita para as armas que estiverem disponíveis, ou seja, o seu replay é altíssimo, uma vez que você poderá jogar novamente com a Sheva e garantir mais pontos para comprar tais itens e colecionáveis, que são vitais para conseguir platinar o jogo. O modo “mercenários” também garante pontos para comprar os itens. Eles são contados de acordo com sua performance, atire eficazmente, termine a fase rapidamente, pegue todos os itens e garanta o ranking S ao final das fases. Isto rende uma boa pontuação.

Resident Evil 5 é um ótimo jogo que peca apenas pela sua campanha muito rápida e  nada “burocrática” se comparado ao seu antecessor, mas inova em ser um gênero novo como podemos chamar de “action-survival-horror” que traz pela primeira vez um Resident Evil para a luz do dia. Se ainda não jogou, está perdendo uma grande aventura. Altamente recomendado.

Resident Evil 5

Ricardo Lima
Ricardo Lima é Assistente Social em uma instituição que oferta diariamente serviços destinados à população em situação de rua e direcionamentos diversos objetivando a elevação da qualidade de vida e acesso às políticas de garantias de direitos.
Também é administrador do Site VidaPlaystation, o qual mantém a mais de cinco anos, informando sobre o mundo do entretenimento na linha Playstation.

Ricardo Lima
Ricardo Lima é Assistente Social em uma instituição que oferta diariamente serviços destinados à população em situação de rua e direcionamentos diversos objetivando a elevação da qualidade de vida e acesso às políticas de garantias de direitos. Também é administrador do Site VidaPlaystation, o qual mantém a mais de cinco anos, informando sobre o mundo do entretenimento na linha Playstation.

No comments

Deixe uma resposta

Inscreva-se para receber em seu email todas as nossas publicações. Fácil e rápido. Participe